Condensadores Evaporativos

Esses equipamentos trabalham tanto com amônia (R717) quanto com refrigerantes halogenados (R22, R134A, R-404, R507, entre outros). As serpentinas são feitas em tubos lisos de aço galvanizado por imersão a quente após a fabricação ou totalmente em aço inoxidável. A utilização de condensadores evaporativos gera uma grande redução no consumo de energia elétrica quando comparada aos condensadores a ar, pois trabalha com temperaturas de condensação muito mais baixas. Para melhor adaptação às diversas aplicações, os Condensadores Evaporativos podem ser oferecidos com seleção diferenciada, como a seleção Low Speed, na qual o equipamento trabalha com menor rotação, apresentando assim menor nível de ruído, ou com a instalação de Atenuador de Ruídos nos modelos VXC.

Série SLC


Modelos compactos que utilizam ventiladores centrífugos, apresentam baixo nível de ruído e permitem fácil manutenção e operação. Podem ser fornecidos com Atenuadores de Ruídos nas instalações onde são exigidos baixíssimos níveis de ruído e também podem ser oferecidos na versão Low Speed, que além de ser um equipamento de baixíssimo nível de ruído, possibilita uma economia de energia de aproximadamente 65%  no consumo do motor do ventilador do condensador. São oferecidos em capacidades nominais de 61 a 6.928 kw, podendo utilizar múltiplos módulos para capacidades superiores.

Série SCD


Modelos com ventilador axial de baixo consumo de energia, montados na parte superior e acoplados diretamente no motor elétrico. São oferecidos com capacidades nominas de 99 a 4.330 kw, podendo utilizar múltiplos módulos para capacidades superiores.

Série SCD-C


Equipamentos com as mesmas características da SCD, mas especialmente projetados para o transporte em container. Essa configuração elimina custos extras com acondicionamento em engradados ou a necessidade de transporte em um container flat rack.

Série SLMC


Modelos com ventilador axial de baixo consumo de energia, instalados na parte inferior e na tomada de ar seco, facilitando a manutenção e aumentando a vida útil do sistema girante.  São oferecidos com capacidades nominais de 1.378 a 5.342 kw, podendo utilizar múltiplos módulos para capacidades superiores.

Atenuador de Ruídos (para Equipamentos Evapco Semco)

Atenuadores de Ruídos são acessórios destinados a diminuir o ruído e permitir a passagem do fluxo de ar. Construídos com chapas de aço galvanizado ou aço inox, possuem células absorventes acústicas de alto desempenho (lã de vidro ou lã de rocha) que são resistentes à umidade e à abrasão. Possuem forma retangular e suas células têm formato aerodinâmico, o que permite a redução sonora com a mínima perda de carga para o equipamento. Fornecemos Atenuadores na entrada e descarga de ar do equipamento. Podemos fornecer planilha de nível sonoro na distância de 1,5 metro até 250 metros do equipamento com Atenuador; com valores em dB(A) e bandas de oitava. São aplicados para os seguintes equipamentos fabricados pela Semco com ventilador centrífugo:

  • Torre de Resfriamento modelo SLT
  • Condensador Evaporativo modelo SLC
  • Resfriador Água Circuito Fechado modelo SLI

Banco de Gelo

O Banco de Gelo é utilizado em instalações de refrigeração/ar condicionado/ processos com carga térmica muito variável, concentrada em períodos curtos de tempo e com picos nos períodos de ponta de tarifas elétricas. Nesses casos, é feita a produção de gelo nos horários de menor demanda, que é estocado nos tanques isolados termicamente. Quando ocorre a necessidade  de resfriamento ou é preciso desligar os compressores do sistema de refrigeração/ ar condicionado (horário de ponta na tarifação elétrica), o gelo estocado é derretido para fornecer o resfriamento. A Evapco Semco produz Banco de Gelo que pode utilizar o sistema de expansão direta para a formação de gelo ou, conforme tendência nos últimos anos, com solução de etileno-glicol. Os Bancos de Gelo são isolados termicamente e com serpentinas em seu interior, fabricadas com tubos lisos de aço galvanizados a quente após a fabricação. As serpentinas trabalham imersas em água e o gelo é formado no lado externo. A espessura do gelo é controlada por meio de sensores. Também é fornecido sistema de agitação da água para formação/derretimento uniforme do gelo na serpentina. As unidades de Banco de Gelo da Evapco Semco são fabricadas em diversos modelos, com capacidades unitárias que variam entre 105 e 1.590 TRh.

Série TSU Etileno-Glicol – External Melt

Nesses equipamentos, o gelo é formado por meio de uma solução de etileno-glicol que circula internamente nas serpentinas. A água do tanque é bombeada para o sistema, volta aquecida ao receber carga térmica e derrete o gelo formado no lado externo da serpentina.

Série TSU Etileno-Glicol – Internal Melt

Nesses equipamentos, o gelo também é produzido por meio da solução de etileno-glicol que circula internamente nas serpentinas. Entretanto, o próprio etileno-glicol que retorna aquecido é bombeado para dentro da serpentina  e é resfriado pelo  gelo formado no lado externo da serpentina. A água do tanque de termoacumulação de gelo fica estática.

Série TSU Expansão Direta ou Amônia Bombeada – External Melt

Nesses equipamentos, as serpentinas funcionam como evaporadores inundados de refrigerante. A água do tanque é bombeada para o sistema, volta aquecida ao receber carga térmica e derrete o gelo formado na serpentina.

Série TSC – Serpentina em Tanque de Concreto

Dependendo da instalação de termoacumulação de gelo, podem ser fornecidas apenas as serpentinas para fabricação do gelo, em conjunto com o sensor de nível e com o sistema de agitação de água. A construção do tanque isolado e impermeabilizado fica por conta do cliente. Nesse sistema, podem ser aplicadas tanto a expansão direta ou amônia bombeada, quanto os sistemas com etileno-glicol.

Resfriador de Água - Circuito Fechado

Os Resfriadores de Água Circuito Fechado são também conhecidos como Torres de Resfriamento de Circuito Fechado porque, na maioria das aplicações, são utilizados na mesma função da torre de resfriamento convencional (torre aberta). Porém, ao fazer o resfriamento, evitam a contaminação da água do processo com as impurezas do ar, como poeira e micro-organismos, bem como a concentração de sólidos na água do processo e, principalmente, evitam as incrustações nos equipamentos por onde ela circula, diminuindo significativamente os tempos de parada e os custos de manutenção, além de minimizarem as despesas com tratamento de água. As serpentinas são feitas em tubos lisos de aço galvanizado por imersão a quente após a fabricação ou totalmente em aço inoxidável. Clique aqui para visualizar o quadro comparativo de funcionamento do Resfriador de Água Circuito Fechado e da Torre de Resfriamento de Circuito Aberto. Muito utilizados nas siderúrgicas e indústrias de fundição, metalúrgica e automobilística, esses equipamentos também são usados em instalações de ar condicionado (VRF/VRV ou convencional), como no resfriamento da água de condensadores ou trocadores de calor de placas. Além de água, podem ser resfriadas outras soluções ou fluidos industriais, como o etileno-glicol, óleo solúvel, etc.

Série SLI


Modelos compactos que utilizam ventiladores centrífugos, apresentam baixo nível de ruído e permitem fácil manutenção e operação. Podem ser fornecidos com Atenuadores de Ruídos nas instalações onde são exigidos baixíssimos níveis de barulho. Aplicados principalmente em processos industriais e ar condicionado. Apresentam capacidades para resfriamento de até 700 m³/h de água, podendo utilizar múltiplos módulos para capacidades superiores.

Série SRI


Modelos fornecidos com ventiladores axiais de baixo consumo de energia, montados na parte superior e acoplados diretamente no motor elétrico.  São perfeitos para instalações em processos industriais que necessitam trabalhar com água limpa no circuito fechado, principalmente nas siderúrgicas, ar condicionado e indústrias de fundição, metalúrgica, automobilística, entre outras. Apresentam capacidades de até 500 m³/h de água, podendo utilizar múltiplos módulos para capacidades superiores.

Série SLMI


Modelos fornecidos com ventiladores axiais de baixo consumo de energia, montados na parte inferior e na tomada de ar seco, facilitando a manutenção e aumentando a vida útil do sistema girante. Aplicados para instalações em processos industriais que necessitam trabalhar com água limpa no circuito fechado, principalmente nas siderúrgicas, ar condicionado e indústrias de fundição, metalúrgica, automobilística, bebidas, entre outras. Apresentam capacidades de até 600 m³/h de água, podendo utilizar múltiplos módulos para capacidades superiores.